Moscou, 24 Fev (Prensa Latina) O premiê russo, Vladimir Putin, supera 50% da intenção de votos em três pesquisas, consolidando-se como possível ganhador das eleições presidenciais do dia 4 de março, no primeiro turno.
Uma pesquisa do Centro-Levada, realizada entre os dias 17 e 20 deste mês, assinalou uma intenção de votos a favor de Putin de 66%, muito acima dos 15% ostentados por seu rival mais próximo, o dirigente do Partido Comunista da Federação Russa, Guennadi Ziuganov.
Meios de comunicação recordam aqui que, para ganhar no primeiro turno, um candidato precisa acumular a seu favor no mínimo 50% mais um dos boletos depositados.
A referida instituição de estudo da opinião pública situa o líder liberal-democrata e veterano das disputas presidenciais, Vladimir Zhirinovski, com oito pontos de aceitação, seguido pelo magnata Mijail Projorov, com seis.
O candidato pelo partido social-democrata Rússia Justa, Serguei Mironov, localiza-se na última posição com 5%. O Centro Russo de Estudo da Opinião Pública (Vtsiom), por sua vez, afirma que Putin conta com 53,5% de apoio, Ziuganov com 10,8%, Zhirinovski com 8,9%, Projorov com 5,6% e Mironov com 4,3%. Os indecisos situam-se em 8%.
De acordo com o Fundo de Opinião Pública (FOM), Putin acumula 50%, Ziuganov 9%, Zhirinovski 6%, Projorov 5% e Mironov 3%, enquanto a cifra daqueles que ainda devem decidir seus votos chega a 18%, a pouco mais de uma semana das eleições.
Um congresso extraordinário do partido de direita Causa Justa elegeu Andrei Dunaev como seu novo presidente, cargo que exercia de forma interina desde setembro passado, e também decidiu respaldar Putin nas eleições presidenciais.
A decisão de apoiar o atual chefe de Governo foi divulgada após uma longa e forte discussão no partido, na qual 47 delegados foram a favor do apoio a Putin, 21 foram contra e 2 se abstiveram.
rmh/to/cc |
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial